Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Telescópio Hubble


O lançamento do telescópio espacial Hubble representa uma das mais importantes revoluções dos últimos cinquenta anos no campo da astronomia e astrofísica. Este arquétipo astronómico tem um currículo de fazer inveja a qualquer telescópio astronómico terrestre, devido principalmente à sua posição priveligiada: o Hubble encontra-se acima do manto da atmosfera terrestre e, por isso, não é afectado pelas turbulências atmosféricas, tendo assim uma nitidez de imagem acentuada.




O Hubble tem a forma de um longo cilindro com 4,27 metros de largura e 13,3m de comprimento. O espelho principal têm um diâmetro de 2,4 metros e o seu peso é de 11 toneladas. Foi colocado em órbita terrestre, a 600 quilómetros de altitude, pela nave Discovery em 1990.
Dentro de poucas semanas após o lançamento do telescópio, pelas imagens que voltavam, ficou evidente que havia um sério problema com o sistema óptico. Embora as imagens parecessem de início ser mais nítidas do que as imagens obtidas em terra, o telescópio falhou em obter um foco tão exato como esperado. Depois de vários estudos, descobriu-se que a curvatura do espelho não era perfeita. O defeito era imperceptível a olho nu, um deformação menor do que a espessura de um cabelo, que no entanto teve sérias consequência, resultando numa aberração esférica grave, que detiorava bastante a qualidade de imagem. O telescópio e a NASA foram alvos de chacota, tendo este primeiro sido comparado ao Titanic, ao dirigível Hindeburg e ao carro falhado da Ford Motor Company, Edsel.


Ficheiro:Improvement in Hubble images after SMM1.jpg
Comparação das imagens antes e depois do reparo do espelho do Hubble

Ao fim de mais de três anos após o lançamento, numa missão do Endeavour, os astronautas recuperaram o telescópio espacial e colocaram-lhe lentes corretoras, um "par de óculos" que finalmente tornaram a vista perfeita. Os astronautas voltaram a visitar o Hubble ainda uma segunda vez, em Fevereiro de 1996, para substituir dois instrumentos por aparelhos ainda mais sofisticados. A partir do momento em que a sua visão foi corrigida, o telescópio efectuou descobertas atrás de descobertas.





















Astronautas treinando para futura manutenção no Hubble



Fotografou tudo, deliciando tanto astrónomos amadores como profissionais, e mostrou ao público em geral como a ciência da astronomia pode ser maravilhosa e divertida. Infelizmente, o Hubble está a ficar "velhinho", e sua desativação está prevista para 2020. No entanto,imagens de nebulosas, buracos negros, estelas gigantes, supernovas, galáxias e quasares a quase 12000 milhões de anos-luz, discos protoplanetários e uma infinidade de outros astros celestes ficaram gravadas para a posteridade nos arquivos da Humanidade. O legado que este telescópio nos deixa é tão quase tão grande como aquele que lhe deu o nome, o grande cientista  e astrónomo Edwin Hubble.



Ficheiro:Planetary Nebula M2-9.jpg
Nebula Planetária M2-9
Spiral Galaxy M100
Galáxia Espiral M1000
Galaxy I Zwicky 18
Galáxia I Zwicky 18
Galaxy Cluster Abell 520 (HST-CFHT-CXO Composite)
Galáxia Cluster Abell 520 (HST-CFHT-CXO Composite)
Visible-Light Image of Jupiter -- Hubble Space Telescope
Júpiter
Hubble Captures View of 'Mystic Mountain'
"Mystic Mountain"
Combined X-Ray and Optical Images of the Crab Nebula
Nebulosa de Caranguejo (Combined X-Ray and Optical Images )
Light Echoes From Red Supergiant Star V838 Monocerotis - December 2002
Supergigante-vermelha V838 Monocerotis
Massive Star VY Canis Majoris - Polarized Light
Estrela Maciça VY Canis Majoris - Polarized Light


Ficheiro:Eagle nebula pillars.jpg
"Pilares da Criação"- Nebulosa da Àguia








 E muito MAIS...





Eighth Anniversary Image of Hubble's Smash HitsHubble Servicing Mission 4 Early Release Observations
Galaxy NGC 1512 in Visible Light
Planetary Nebula NGC 7009Hubble's Top Ten Gravitational Lenses













Saturn's Dynamic Auroras
 
 
 
O Universo onde vivemos é mesmo maravilhoso :)
 
 
 
 
 

 
 
Bibliografia: "A conquista do Espaço", Enciclopédia Pedagógica Universal, 6ºVolume, Matosinhos, QUIDNOVI ,2002;
http://hubblesite.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_espacial_Hubble

 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o seu comentário