Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

História da Terra em 24h

Imaginemos a história da Terra, com os seus 4500 milhões de anos comprimidos num dia terrestre de 24h. Se assim fosse, a vida começaria muito cedo, por volta das quatro da manhã, com o aparecimento dos primeiros organismos unicelulares simples. Nas 16 horas seguintes a vida, por incrível que pareça, não se desenvolve mais que isto!
Às 20h30, passados cinco sextos do dia, aparecem os primeiros micróbios. Depois, finalmente, aparecem as primeiras plantas marinhas, seguidas, 20 minutos mais tarde, das primeiras alforrecas e da fauna ediacarana, de aspecto um pouco alienígena. 
À 21h04 surgem as famosas trilobites, seguidos pelos estranhos seres de Burgess Shale. Pouco antes das 22h00, começa a surgir as plantas em terra. A menos de duas horas do fim do dia, começam a caminhar na superfície os primeiros seres terrestres.
Devido a dez minutos de clima ameno, 22h24 a Terra está coberta de grandes florestas carboníferas e surgem os primeiros insectos voadores.
Pouco antes das 23h00, aparecem os dinossauros que permanecem por quarenta e cinco minutos. Aos 21 minutos para a meia-noite desaparecem, e começa a era dos  mamíferos.
Os humanos surgem um minuto e 17 segundos antes da meia-noite. Ao analisarmos os factos, podemos concluir que a totalidade da nossa existência não seria mais do que alguns segundos, e a duração de uma vida humana um curtíssimo instante!

Adaptado de Breve História de quase Tudo, de Bill Bryson



O vídeo seguinte é uma ilustração do anteriormente dito. Está em espanhol, mas penso que está bastante bom. Pode haver alguma disparidade de minutos em relação ao texto.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o seu comentário