Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Elementar, meu caro Watson...

Partículas elementares
Demócrito disse "Existem átomos".




Contudo a matéria não é só formada por átomos mas, também, pelos seus constituintes. O núcleo de um átomo é formado por neutrões e protões. Á volta deste encontra-se a nuvem eletrónica, onde "viajam" eletrões a velocidades incalculáveis.

Átomo
Contudo, a viagem ao coração da matéria não termina no núcleo, nem tão pouco nos seus constituintes, os protões e os neutrões. No interior destas duas partículas ainda existem os quarks. Existem seis tipos de quarks: "up","down","strange","charm","top" e "bottom". Estes nomes curiosos não correspondem, no entanto, às caraterísticas das partículas.
Os quarks são partículas algo originais, mesmo para o estranho mundo das partículas subatómicas. A carga elétrica que transportam, por exemplo, é uma fraçao da carga do eletrão (2/3 ou 1/3, consoante o tipo de quark).
O protão é constituído por dois quark "up" e um quark "down", enquanto que no interior do neutrão há dois quarks "down" e quark "up". Existem ainda os leptões, divididos em seis tipos, sendo o eletrão o mais conhecido. O muão e a partícula tau, muito semelhantes ao eletrão, são também leptões, assim como os neutrinos, partículas desprovidas de carga elétrica. Destes últimos, existem três tipos: o neutrino eletrónico, neutrino muónico e neutrino tauónico.
O  mundo das partículas é, portanto, uma simetria perfeita: 6 quarks para um lado ("up","down","estranho","charme","bottom" e "top") e 6 leptões para outro (eletrão, muão, tau, e os três tipos de neutrino). São estes doze ingredientes que constituem toda a matéria do universo conhecido. Mas bastam apenas três para formar os átomos de Demócrito (embora para Demócrito os átomos fossem partículas indivísiveis): os eletrões e os quark "up" e "down", que constituem os protões e os neutrões.


A Geração da Matéria - Quarks e leptões existem em 3 grupos distintos.  Cada um  desses grupos  denomina-se  geração de partículas de matéria. Uma geração contém um exemplar de quarks e leptões de cada tipo de carga. Cada nova geração é normalmente mais pesada que a anterior. Toda a matéria visível no Universo é feita da primeira geração de partículas - quark up, down e eletrões. Isto porque todas as partículas da segunda e terceira geração de partículas são instáveis e decaem, tornando-se partículas da primeira geração estável.



Bibliografia: "A Matéria", Enciclopédia Pedagógica Universal, 1ºVolume, Matosinhos, QUIDNOVI ,2002
http://klaus-blaze.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o seu comentário