Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Aquilo que você não sabe sobre Einstein







Albert Einstein foi sem dúvida um dos maiores físicos da história da humanidade. Venceu o prémio Nobel da Física em 1921 devido à descoberta do efeito fotoelétrico, desenvolveu a teoria da relatividade geral e restrita e foi responsável pela formulação matemática do movimento browniano, entre outros. É conhecido não só pelos seus trabalhos e descobertas mas também pelo seu caráter e frases emblemáticas, que o ajudaram a tornar-se um cientista mundialmente conhecido. Aposto que o leitor o conhece mas... até que ponto?  Em seguida,  vou apresentar uma série de curiosidades sobre Einstein que o vai ajudar a perceber o quanto sabe sobre este físico...





1 - Bebé Cabeçudo


Einstein nasceu com uma cabeça maior que o normal e começou a falar bastante tarde, o que levou os médicos a pensar que fosse atrasado mental.






2 - A Bússola de Albert


Aos cinco anos de idade, recebeu uma bússola que despertou o seu interesse para a ciência. O pequeno físico ficou bastante intrigado ao ver que a agulha apontava sempre para o mesmo lugar, o que influenciou o destino do futuro génio.








3 - Problemas na escola

Einstein era conhecido entre os professores pelo seu temperamento. Caso o assunto que estivesse a ser discutido na sala de aula não o interessasse, ele simplesmente desligava. Apesar de ter tido excelentes notas a matemática e a física no secundário, não era grande aluno às outras disciplinas. Além disso, Einstein reprovou no exame de acesso à faculdade.










Einstein e a sua mulher, Elsa
4 - Amores do génio

Os seus dois casamentos não forem bem sucedidos. Teve uma filha ilegítima e algumas amantes.











Hitler considered Albert Einstein to be public enemy number one.5 - Inimigo de Hitler



Hitler considerou Einstein inimigo público número um. O físico odiava a escola alemã e fugiu para a Suíça quando era adolescente. Retornou a Berlim depois da fama para dar aulas. Com o aumento do antissemitismo no país e a perseguição pelos nazis Einstein fugiu para os Estados Unidos em 1933 e não voltou a morar na Europa.
Quando se mudou para os Estados Unidos,  um jornal de Berlim chegou a publicar a manchete: "Boas novas de Einstein - ele não vai voltar". Para complementar, cientistas da época publicaram um livro intitulado "100 autores contra Einstein", tudo motivado pelo antissemitismo.









6 - Vedeta

Foi nomeado "Person of the Century" pela revista TIME.















7 - Gedankenexperimente

Einstein pensava e debruçava-se sobre os problemas que tentava resolver criando imagens com as quais realizava Gedankenesxperimente. Exemplos são uma pessoa que viaja sobre um fotão, no caso da relatividade restrita, ou uma pessoa em queda dentro de um elevador, no caso da relatividade geral. As questões que se podem colocar a propósito destas duas Gedankenexperiment são algo perturbadoras: Poderá uma pessoa que viaje à velocidade da luz ver-se ao espelho? E uma pessoa a cair sentirá o seu próprio peso?




8 - Fã da varinas

Quando efetuou uma escala em Lisboa Lisboa, em 11 de Março de 1925, e tendo visitado alguns monumentos nacionais como o Castelo de São Jorge e o Mosteiro dos Jerónimos, o que mais impressionou Einstein na sua curta estadia em solo português foram... as varinas! Nas palavras telegráficas do grande cientista:
- “Vendedora de peixe fotografada com um cesto de peixe na cabeça, gesto orgulhoso, maroto”.

Falando mais tarde no Rio de Janeiro (onde estava o almirante Gago Coutinho para o escutar), num jantar no Copacabana Palace Hotel, afirmou o autor da relatividade:

- “São mulheres de uma elegância que me fez parar muitas vezes para admirá-las. No grupo em que estava, fotografámo-las e pusemos na nossa mesa de refeição, a bordo, os retratos”.

Einstein fotografando uma varina - Desenho de José Bandeira, em Nova Física Divertida ( Carlos Fiolhais)


9 - Presidente? Não, obrigado!
Ben Gurion encontra Einstein, 1951

O então primeiro-ministro de Israel, Ben-Gurion, ofereceu o cargo de presidente a Einstein em 1952 mas este recusou.  O motivo talvez esteja por detrás de uma das célebres frases do cientista alemão: "As equações são mais importantes para mim (do que a política) porque a política é para o presente, mas uma equação é algo para a eternidade".







10 - Cérebro a ser estudado

Após a sua morte, o cérebro de Einstein foi removido durante a autópsia pelo Dr. Thomas Harvey. O órgão do génio pesava menos do que a média para os homens e também era 4 centímetros menor do que o padrão!

Dr. Thomas Harvey


Morreu Douglas Engelbart

O Cientista Português homenageia o engenheiro Douglas Engelbart, visionário e inventor do "rato", falecido ontem ( 3 de Julho de 2013) na sua casa de Atherton.

O engenheiro Douglas Engelbart e o seu trabalho mais conhecido, o primeiro "rato" de computador.